quarta-feira, 29 de julho de 2009

Campanha AntiFumo = Campanha Serra 2010

Utilizando-se da máquina pública para sua própria promoção e para ganhar visibilidade para as eleições em 2010, o governador Zé Pedágio (mais conhecido como Serra) instituiu a Política Estadual para o Controle do Fumo. Trata-se de uma campanha com investimento maciço e caráter prioritário para proibir o fumo em ambientes fechados de uso coletivo. A partir de 07 de agosto será proibido fumar em ambientes fechados de bares, restaurantes, danceterias, condomínios etc.
É inegável a importancia da iniciativa para a saúde. A maior parte da população não fuma, se sente incomodada com a fumaça do cigarro alheio, detesta chegar da balada cheirando a cigarro... tem também o lado dos garçons e outros funcionários, que estão expostos à fumaça e aos malefícios do cigarro...
Porém, a campanha tem tomado proporções que estão muito além do impacto real do fumo em ambientes coletivos, na saúde e na qualidade de vida da população.

A sinalização de proibição de fumo

Quanto às exigências determinadas na Lei Antifumo e em seus decretos regulamentadores, todos os estabelecimentos terão que afixar uma placa padrão de proibição do fumo, a qual tem o desenho do Estado de São Paulo em vermelho com um cigarro cortado, o que é justamente o logo da campanha. A sinalização usual, de um círculo em vermelho com um cigarro cortado, não vale, não atende a esta nova Lei. Por que??? Agora, me diga, qual é o propósito de se obrigar o estabelecimento a utilizar o logo da Campanha AntiFumo, promovido pelo governo do Estado? Porque não é suficiente a sinalização universalmente conhecida e difundida? Isso soa muito mais como publicidade do governo estadual do que como uma medida para garantir o cumprimento da Lei.

A proporção da campanha

Como se já não bastasse o governo do Estado mobilizar verba pública para:

1. pagar aos técnicos da Vigilância Sanitária exclusivamente pela participação na campanha um valor que pode chegar a até R$ 3200,00 mensais (muito mais do que ganham professores estaduais, policiais, médicos do HC etc.); e
2. gastar com publicidade nos meios de comunicação e com transporte dos fiscais em veículos oficiais e contratados (com giroflex azul para chamar mais a atenção);

Saiu hoje no sitio do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo o edital Pregão Eletrônico 004/09, o qual visa a contratação de empresa especializada em eventos para a confecção dos seguintes materiais promocionais e de comunicação visual, para serem distribuídos no Metrô, parques, bares, restaurantes etc (repare bem):

- 180.000 (cento e oitenta mil) porta-retratos magnéticos. Material a ser produzido com manta magnética e acabamento de alta qualidade, alto alvura 250g/m. Acabamento em verniz Uv ou termo laminação (Prolan), tamanho 15 x 21 cm, espessura imã 0,3 mm.
- 10.000 (dez mil) pen drives personalizados (formato logo campanha), material em acrílico, impressão 02 (duas) cores, acabamento em resina transparente, 1GB de memória.
- 60 (sessenta) sacolas promocionais, em PVC cristal 0,40 cm, com alça de 1 MT, dimensões de 55,0 x 35,0 x 20 cm, 4x0 chapado.
- 210.000 (duzentos e dez mil) porta copos, produzidos em cartão paraná cinza, com aplicação de cartão duplex 250 gramas, impressão 4x0 off set .
- 10.000 (dez mil) pins estampados, produzidos em metal, medindo 25 x 25 mm, com logotipo em foto adesivada, com cobertura em resina, com pino e greepfastener no verso, embalado individualmente em saquinho plástico.
- 130.000 (cento e trinta mil) balões cores sortidas, produzidos em látex n. 10, impressão 01 (uma) cor, área de impressão 10 x 10 cm, com enchimento a gás hélio.
- 10.000 (dez mil) bonés modelo americano, produzidos em brim branco, com impressão silk 04 (quatro) cores frontal e nuca, regulador em tecido, com fivela de metal.
- 100.000 (cem mil) card postais, produzidos em papel tríplex 300g, formato 15 x 10,5 cm, impressão 4x4 cores com acabamento BOPP frente e verso.
- 100.000 (cem mil) saquinhos de lixo veicular, produzidos em TNT, formato 17 x 27 cm, impressão 04 (quatro) cores, embalagem individual.
- 10.000 (dez mil) camisetas, gola careca, na cor branca, ½ malha, fio 30.1, 100% algodão cardada 160Gr, punho com lycra na gola e nas mangas,
estampa frente e verso, 04 (quatro) cores (silk), embalagem individual em saco plástico.
- 50.000 (cinqüenta mil) chaveiros, produzidos em metal recortado com banho de níquel, medindo 6 x 4 cm, com gravação em etiqueta resinada com logo da campanha, embalagem individual em saco plástico.
- 300.000 (trezentos mil) de adesivos, produzidos em vinil 190g, formato 21 x 15 cm, impressão 4 x 0 cores, acabamento corte e vinco e refile e faca especial.
- 500.000 (quinhentos mil) folhetos, produzidos em papel couchê brilho 120, tamanho: 15 x 21 cm, impressão 4 x 4, refile e processamento CTP.
- 500.000 (quinhentos mil) folders, produzidos em papel couchê brilho 120g, tamanho 21 x 30 cm (A4 com uma dobra), impressão 4 x 4, dobra central, refile e processamento CTP.
- 300.000 (trezentos mil) displays, produzidos em PVC com 19 polegadas e espessura de 1 mm, com furação especial para aplicação de ventosa, gravação em serigrafia (frontal) 04 (quatro) cores, com 12 cm de diâmetro.
- 3.000.000 (três milhões) gibis 24 páginas + capa (COM BV), incluindo roteiro a partir de briefing passado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - SES. Capa, formato 300 x 200 em couchê brilho 90g/m2, 4 x 4 cores, Miolo 24 págs. em Offset 75g/m2, 4 x 4 cores, dobra (Miolo, Capa), Grampo Inox, Pallet.
- 10.000 (dez mil) cartazes, tamanho 40x60 cm, impressão 4 x 0, papel couchê brilho 170g CTP e refile.
- 12 (doze) blimps infláveis promocionais confeccionado em PVC pneumático (Sansuy) 0,23 mm na cor branca, medindo 3,00 m. de diâmetro com 08 gomos e 16 alças soldado eletronicamente, impressão em duas faces de acordo com arte enviada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - SES, cores chapadas, traço e/ou impressão digital. Acompanhando cordas de amarração de 0,04 mm de polipropileno, sistema de iluminação interna com grade de proteção, instalado com gás helio em São Paulo/Capital com manutenção diária durante cinco dias, incluso montagem e desmontagem e equipe técnica.
 
Impacto na saúde x impacto nas mentes

Quantos brasileiros morrem por dia por conta do fumo passivo? 
Em uma pesquisa rápida na Internet, encontrei no Terra uma matéria afirmando que, de acordo com o estudo “Mortalidade atribuível ao tabagismo passivo na população urbana do Brasil”, realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ, pelo menos 2.655 não-fumantes morrem a cada ano no Brasil por doenças atribuíveis ao tabagismo passivo, ou seja, cerca de 7 brasileiros morrem por dia por conta do fumo passivo. (Clique aqui para ir ao Terra)
Agora, quantos paulistas morrem a cada dia por conta da violência, do despreparo e da falta de recursos da Polícia? Quantos paulistas sobrevivem em condições precárias, em favelas e locais sem a mínima infra-estrutura? Quantos alunos da rede pública não tem acesso a uma educação minimamente decente? Quantos paulistas padecem nos hospitais, nas unidades de saúde e, atualmente, nas AMAs necessitando de tratamento, atendimento e medicamentos?
Assim, qual a relevância de se mobilizar tantas pessoas e tantos recursos, no combate ao fumo passivo? Será que os paulistas não têm problemas mais graves e de muito mais impacto na saúde e na qualidade de vida que demandam maior prioridade que a Campanha AntiFumo? E qual seria o porquê de se abrir um edital para que uma empresa confeccione essa quantidade imensa de material promocional? Com que justificativa?
O impacto desejado não é na saúde, mas na mente do povo. Essa campanha está muito mais para Campanha Serra 2010, que para qualquer outra coisa...


5 comentários:

  1. E os babaovos do tucanato vivem querendo pegar no pé do LULA e da DILMA por causa do PAC.
    Santissima Hipocrisia!!!!!!!!
    Nunca na história desse pais houve um coligação tão perniciosa e como a do PSDB/DEM.

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  2. parabens pela excelente materia

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  3. Meu amigo caipora...

    é uma pena que gastamos tanto tempo a discutir futebol e que os jornais não disponibilizem com ética esses desmandos do poder...

    A administração municipal também está retendo os gastos administrativos, com o intuito de canalizar verbas para a candidatura do Serrágio...

    Mas, se nóis que é caipira num fala, quem fala?

    rsrsr

    Um grande abraço

    Pedrão

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  4. FORA PSDB, exemplo é o RIo Grande do Sul, governado por uma quadrilha que já saqueou maos de 44 milhões de reais, ela é YEDA e ó do PSDB.

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  5. JOSÉ SERRA CONHECIDO TAMBÉM COMO ZÉ ALAGÃO, É UM DITADOR, HOJE PROIBE O FUMO,DEPOIS NO ALTO ESCALÃO VAI METER O FUMO EM TODO MUNDO, O ZÉ ALAGÃO, FOI UM VAMPIRO MEDIEVAL, MORREU HÁ 560 ANOS ATRÁS, CONSEGUIU ESCAPAR DE UM CAIXÃO NA TRANSILVANIA E TRANSFERU PARA O BRASIL, ONDE NA ÉPOCA DA DITADURA FOI TRANCAFIADO EM UM CAIXÃO LACRADO E DEPOSITADONO CHILE, O VAMPIRO MOR FHC O TROUXE DE VOLTA, ESTÁ VENDENDO TUDO PARA A SUA CAMPANHA PRESIDENCIAL, SUA ÚLTIMA VENDA FOI A NOSSA CAIXA PARA O BANCO DO BRASIL, PARA FODER AINDA MAIS O FUNCIONALISMO PÚBLICO, TEM ÓDIO EXTERMO DE POLICIAIS,POIS FOI ARREBENTADO NO CACETETE NAS DEPENDENCIAS DO DOPS (QUEM FOI O INFELIZ QUE O DEIXOU ESCAPAR), HOJE EM DIA NECESSITA DE PELOS MENOS UM COPO DE SANGUE HUMANO PATA TER APARÊNCIA HUMANA, COSTUMA ACORDAR DE PIJAMA DO PERNALONGA E PASSEAR NO JARDIM DE PANTUFAS

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